domingo, 19 de agosto de 2012

AULA - PIRÂMIDE ALIMENTAR

Público alvo: alunos do 3º ano Ensino Fundamental I

Plano de Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os alimentos que compõem a pirâmide alimentar;
  • Compreender a funcionalidade da pirâmide alimentar.
  • Duração das atividades
    3 horas - aula
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
    Ter conhecimentos sobre alimentação.









Estratégias e recursos da aula
AMBIENTE 1: Laboratório de Ciências
ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
●  Revistas; cola, papel pardo, lápis, caderno etc.
●  Tesouras

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
● Respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
● A atividade será realizada em duplas, onde a formação das duplas ficará a critério do professor;
● Participação ativa das duplas na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Sugere-se que o professor inicie a atividade questionando aos alunos sobre o que significa uma alimentação saudável. Na medida em que os alunos responderem, o docente deve registrar as respostas na lousa. Recomenda-se solicitar que os alunos devem procurar em revistas imagens que representem uma alimentação saudável e uma não saudável, e também, anotar no caderno porque consideram as imagens como representação destas alimentações (saudável e não saudável). Terminada a pesquisa os alunos devem apresentar as imagens e suas anotações e junto com o professor fazer a classificação das imagens.

MOMENTO DO ALUNO:
Esse é o momento em que os alunos estarão realizando a pesquisa e fazendo as anotações sobre alimentação saudável e não saudável. Recomenda-se ao professor acompanhar a realização da atividade procurando diagnosticar as possíveis dificuldades que os alunos podem ter, como por exemplo: em relação a quantidade de alimentos ingeridos e o peso do individuo. Propõe-se que o docente realize algumas perguntas para ajudar os alunos na realização da atividade, como: “Engorda mais ingerir gordura ou massa?”, “Por que os japoneses são associados a uma alimentação saudável?”.

DISCUSSÃO:
Esse é o momento em que as duplas estarão apresentando para a turma sua pesquisa e anotações. Sugere-se que o professor proponha alguns questionamentos, como: “O que uma alimentação precisa para ser saudável?”; “Quais alimentos são considerados não saudáveis? Por quê?”, “Ser gordo é sinal de uma alimentação saudável? E os magros?”.

SISTEMATIZAÇÃO:
Nesse momento, o professor deverá formalizar os assuntos abordados. Sugere-se que o professor juntamente com os alunos façam a classificação das imagens que representamalimentações saudáveis e não saudáveis. Recomenda-se que com ajuda das informações dadas pelos alunos no inicio da aula e com base nas anotações das duplas o professor explique que uma alimentação saudável deve conter uma proporção de alimentos, como: carboidratos (macarrão, biscoitos, pães, arroz), proteínas (feijão, carne, ovos, lacticínios), gorduras (óleo, batata-frita, manteiga), vitaminas (A, C, D) e sais minerais (cálcio, ferro, potássio), onde não pode ser ingerida apenas uma classe de alimentos. Em relação a alimentação não saudável, sugere-se explicar que as propagandas na televisão e revistas ajudam que boa parte da população não se alimente corretamente, onde estão em grande parte direcionadas ao público infantil que pode ser verificada a partir do aumento de casos de obesidade infantil.












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